BLOG DE CIÊNCIAS





Nosso objetivo é popularizar a Ciência , dinamizar as aulas e acordar os escolares para a responsabilidade com o planeta e estabelecer uma maior interação entre os escolares do Colégio Estadual de Itabuna.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O USO DE ANIMAIS NA PESQUISA CIENTÍFICA

A pesquisa científica é realizada  no intuito de trazer soluções para o nosso dia a dia, como por exemplo, descobrir a cura de doenças e diminuir a distância entre as pessoas (criação do telefone, da internet, etc.). Muitos dos métodos científicos, por sua vez, são questionados, pois vidas são sacrificadas. Grande parte da cura de doenças no ser humano foram encontradas a partir de anos de experimentos com ratos, macacos e outros mamíferos. Para fazer o levantamento da biodiversidade de um determinado local são colocadas armadilhas e milhares de invertebrados e pequenos vertebrados são mortos.
Será que essa é a melhor maneira de fazer ciência? Será correto colocar em risco a vida de outros seres vivos para trazer benefícios à nossa?
Há muito tempo esse tema é debatido, mas nada foi feito em defesa dos animais. Isso porque diz-se não haver tecnologia suficiente para substituir o uso de animais não- humanos na pesquisa científica.
Antigamente, cientistas que utilizavam animais não- humanos como cobaias, defendiam a hipótese de que esses bichos não possuíam sentimentos, e portanto, não sentiam dor. Hoje, a legislação cobra que sejam utilizados anestésicos ou analgésicos para diminuir a dor das cobaias.
Por maior que seja o avanço da ciência ao utilizar animais não - humanos como cobaias, devemos fazer uma reflexão sobre o respeito que devemos ter para com esses animais.
Por Ritta Conrado
O que você acha disso? Deixe sua opinião!

8 comentários:

  1. Oi pro, eu acho que temos q rever esse uso.
    Não é legal maltratar os anumais!

    ResponderExcluir
  2. usar animal pra nosso bem é idiotisse.tem q usar gente p/fz peskisa

    ResponderExcluir
  3. tem q usar,pq se não como vai curar nossas doenças?

    ResponderExcluir
  4. Quais seriam então as formas para se chegar a alguma descoberta cientifica ???Fico em dúvida.

    Antônio 1º ano

    ResponderExcluir
  5. Olá, Antônio. Algumas das técnicas utilizadas por cientistas que são contra a utilização de animais na pesquisa científica são:
    -A utilização de laboratórios virtuais, nos quais são simulados experimentos fisiológicos e farmacológicos. Acredita-se que como quase todos os mecanismos fisiológicos da maioria dos vertebrados são conhecidos, que é possível utilizar softwares (programas de computador) para simular, por exemplo, doenças e encontrar suas curas;
    -Para o aprimoramento de cirurgias, sugere-se o uso de robôs e bonecos anatômicos. Estes, por sua vez, devem ser constituídos de materiais similares aos que compõem o nosso corpo (ex. a pele deve ser elaborada a partir de um material que a deixe similar à nossa pele);
    -Com relação ao levantamento da biodiversidade local, esses cientistas propõem que seja utilizado o método de observação direta, no qual, o pesquisador vai à campo com equipamentos de alta tecnologia (câmeras profissionais) e observa os animais e plantas no seu hábitat natural, anotando suas características, identificando-os e registrando-os apenas com filmagens e fotografias.

    Ainda não há recursos suficientes para deixar de utilizar animais na pesquisa, sem provocar a morte dos mesmos. Todas as alternativas apresentadas são caras e pouco testadas, mas merecem atenção e aprimoramento.

    Gostaria de ressaltar que mesmo sendo indispensável o uso de animais na pesquisa, estes merecem respeito e devem ser utilizados somente quando necessário.

    ResponderExcluir
  6. Sabe o que entendi pro? Que a medida que o homem tenta mudar esse uso , ele estuda mais ai ele vai descobrir mais coisas. Legal , gostei disso. Penso em fazer vestibular pra Biologia, cada dia gosto mais.
    Antonio 1º ano

    ResponderExcluir
  7. que esta matéria sirva para que as pessoa compreendão que o que elas fazem e destruir a natureza ta certo que é pra cura de doenças e muitas outras coisas mais é errado...
    nao adianta sacrificar vidas pra manter as nossas ta certo que eles querem fazer o bem mais sera que nao existe outra maneira deles fazerem isso? séra que vale a pena mesmo?
    isso é uma coisa que deve ser debatido...
    aqui esta meu comentario que ele sirva para todos.

    INGRID ABREU

    ResponderExcluir

Olá

Mais um ano que se inicia e junto com ele grandes expectativas, muita vontade de aprender e de descobrir novos caminhos, e novos conteúdos.Pensando assim, vou selecionar os assuntos de Ciências de maior interesse de vocês. Para tanto é necessário que vocês façam sua postagem aqui no blog indicando quais os assuntos de ciências que vocês querem descobrir este ano.
Em 2009, juntos vamos pesquisar e interagir para que possamos ter um grande aproveitamento neste ano.

Tecidos

É hora de comentar!



Colégio Estadual de Itabuna

Colégio Estadual de Itabuna

Dicas Para Combater a Gripe

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.

Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Bem vamos ao que interessa, ou seja, quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu
funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus.

Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

Coloque bastante cebola na sua alimentação.

Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.

Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura,damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

O cogumelo Shitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação, certamente os vírus nem chegarão perto de você!

Disponível em :www.vocesabia.net

Seguidores