BLOG DE CIÊNCIAS





Nosso objetivo é popularizar a Ciência , dinamizar as aulas e acordar os escolares para a responsabilidade com o planeta e estabelecer uma maior interação entre os escolares do Colégio Estadual de Itabuna.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SOBRE O MICO- ESTRELA



Você já viu um mico-estrela? Esse simpáticos animais estão presentes na Mata Atlântica e são vistos com frequência nas matas próximas ao nosso município.

Saiba um pouco mais sobre esse bicho.

Características físicas: sua cabeça é escura, com uma mancha branca na testa que é o sinal típico da espécie. Atinge até 30 cm de comprimento e tem uma cauda de 35 cm que lhe dá equilíbrio nas árvores. Os dentes inferiores são estreitos e alongados, adequados para a perfuração de troncos de árvores que produzem goma, um ítem importante de sua dieta. Pesa pouco mais de 230 g.
Alimentação: onívoro, come frutas, flores, folhas, insetos e pequenos animais. Outro item de sua dieta é a goma de certas plantas gumíferas.
Biologia e comportamento social: tipicamente florestal, vivem em grupos compostos de 7 a 15 indivíduos, ocupando amplas áreas. Contudo, muitas vezes desce ao chão para conseguir alimentos. Como outros primatas, a intricada estrutura social é baseada na hierarquia, na qual algumas fêmeas dominantes podem procriar e as demais são inibidas fisiologicamente e não se reproduzem. Tem hábitos diurnos.
Reprodução: geralmente, após uma gestação de 150 dias nascem dois filhotes, que recebem cuidados do grupo todo, principalmente do pai e dos irmãos mais velhos. Até completar dois meses eles são carregados nas costas, principalmente pelo pai, durante os deslocamentos do grupo. Mamam até os seis meses e em 18 meses estão aptos para a reprodução.
Predadores: aves de rapina, irara, entre outros. Vivem em média de 10 anos. Habitam cerradões, florestas semidecíduas, florestas secundárias e matas ciliares.

15 comentários:

  1. "show de bola" esse post. vejo muito mico estrela la em itacaré e na estrada de ilhéus. bom vc falar dele pra vê se o povo se afeiçoa ao bicho e respeita (não atropela...essas coisas).
    vi seu blog por indicação de uma amiga.
    abraço de um biólogo que já é fã do blog.

    ResponderExcluir
  2. Moro em Salvador num prédio na Barra próximo a uma pequena mata. Tenho o prazer de desfrutar na minha janela da companhia de uma família de micos, uns doze ou treze. Recentemente a mãe deu a luz a dois filhotes que eu vinha acompanhando o desenvolvimento, sempre lhes dando banana quase na boca. Não tento pegá-los, apesar de muitos se encostarem em mim. Hoje só vi um dos filhotes agarrados (achava que era a mãe, lendo este blog, desconfio que seja o pai) ao pai e fiquei aflito. Será que o outro estava com outro membro da família? Isso é possível? Tenho vários pequenos vídeos destes amigos queridos, caso interesse. Álvaro. ja.lemos@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. moro na cidade de araruama, na minha casa apareceu uma familia de 4 mico estrela estava cuidadando deles sem prender eles ja estavam acostumados comigo e meu esposo, so que visinhos os colocarao na caiola.eu cuidava deles soltos acho uma graçinha pois eles sao doses demas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi um mico estrela, mas estou fazendo um trabalho que me ajudou muito esse blog.
      Parabens

      Excluir
  4. Continue postando essas coisas. valeu muiiiiiiitooooooo. amei.

    ResponderExcluir
  5. valeu ai cara vai me ajudar no meu trabalho de ciencias e geografia vlw muito ai cara e nois que voa bruxao depois c parece la nos tumuto vlw ai mano!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. vai se fuder seu viadinho de merda toma no seu cu seu viado copio tudo de um site que meu primo gerencia seu merda fdp vadio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce é um imbecil, esta precisando de um DICIONARIO para melhorar seu vocabulario restrito a poucas paravras. Se não gosta da vida, suicide-se!

      Excluir
    2. a resposta não é para quem escreve o blog, que é otimo, eu procurava informação sobre os micos. A resposta acima é para o anonimo (sem pai nem mãe) que escreveu em 23 de julho 2013 (acima).

      Excluir
  7. minha casa fica perto da mata e todo dia eu via um mico ate que um dia vi um na minha janela enta o dei banana depois da quele dia ele dorme la em casa e fica la e n sai acho isso muito engrasado esse blog me ajudo muitono que dar a ele e o que fazer com ele mas infelismente a 2 dias atras ele morreu mas de um jeito estranho com um tiro de chumbo no peito estou triste pois aqui agora n passa mais mico e a casa n esta mais aquela bagunsa mas obrigado cara gostei do blog continua assim.

    ResponderExcluir
  8. Moro em conselheiro lafaiete, MG, há mais ou menos um ano apareceram 3 micos estrelas, hoje apresentam mais 2 novos integrantes, são filhotes. Meu pai fornece banana para eles todos os dias, mas ninguém tenta pega-Los .. São lindos.

    ResponderExcluir
  9. Nao alimente os micos. O outro sli em cima se diz biologo e alimenta os micos. Aqui no rj isso e uma praga. Especie invasora comendo ovos de passaros raros matando esquilos e ate prejudicando a reproducao do mico leao dourado em certa area

    ResponderExcluir
  10. Um homem matou o pai deixando os dois filhotes um morreu o outro está comigo gostaria de saber em quantas horas ele come dou leite na siringa mas ele dorme o tempo todo vi q eles n gosta do frio então fiz um jeito de deixalo aquecido mas ele só come se eu acordo

    ResponderExcluir
  11. Moro em Quintino, Zona Norte do Rio e todo dia uma família desses macaquinhos lindos vêm me dar bom dia e comer frutas. Muito fofos.

    ResponderExcluir
  12. Moro em Petrópolis-RJ e cuido de uma família de 4 micos há mais de 1 ano. Primeiro o macho vinha sozinho, depois trouxe a fêmea com os dois filhotes, que devem estar por volta dos 6 meses. Muito lindos, espertinhos e inteligentes. Sociáveis e muito dóceis. Mas eles vivem soltos. Coloco comida 2x por dia, sempre nos mesmos horários, eles vêm, comem, ficam um pouquinho com a gente, e vão embora.

    ResponderExcluir

Olá

Mais um ano que se inicia e junto com ele grandes expectativas, muita vontade de aprender e de descobrir novos caminhos, e novos conteúdos.Pensando assim, vou selecionar os assuntos de Ciências de maior interesse de vocês. Para tanto é necessário que vocês façam sua postagem aqui no blog indicando quais os assuntos de ciências que vocês querem descobrir este ano.
Em 2009, juntos vamos pesquisar e interagir para que possamos ter um grande aproveitamento neste ano.

Tecidos

É hora de comentar!



Colégio Estadual de Itabuna

Colégio Estadual de Itabuna

Dicas Para Combater a Gripe

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.

Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Bem vamos ao que interessa, ou seja, quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu
funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus.

Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

Coloque bastante cebola na sua alimentação.

Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.

Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura,damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

O cogumelo Shitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação, certamente os vírus nem chegarão perto de você!

Disponível em :www.vocesabia.net

Seguidores