BLOG DE CIÊNCIAS





Nosso objetivo é popularizar a Ciência , dinamizar as aulas e acordar os escolares para a responsabilidade com o planeta e estabelecer uma maior interação entre os escolares do Colégio Estadual de Itabuna.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

2009- BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE DARWIN

Já que hoje é o dia do biólogo e 2009 é o ano do bicentenário do nascimento de Charles Darwin, resolvi trazer para vocês um pouco da vida deste grande biólogo e naturalista.
Charles Darwin (1809 – 1882) nasceu em 12 de fevereiro de 1809. Era o quinto dos seis irmãos, e filho de um reconhecido médico de interior.
Charles cursou a Escola de Shrewsbury desde os nove anos, onde era freqüentemente rejeitado como o menino "que brinca com gases e outras porcarias". Aos dezesseis anos, esforçando-se para agradar ao pai, Charles iniciou os estudos de medicina na Universidade de Edinburgh e posteriormente, dedicou-se à Teologia, em Cambridge.
Não estava porém destinado a ser médico ou pastor. Em ambas as universidades distinguiu-se sobretudo em ciências naturais, área em que nunca se matriculara oficialmente.
Em 1859 publicou o livro "A origem das espécies", que foi um marco na Biologia Evolutiva, pois daí nascia a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio da seleção natural.
Darwin ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo" e "A expressão da emoção em homens e animais".
Em reconhecimento à importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Isaac Newton. Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.
Algumas frases de Darwin:
"O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida."
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
"Fatos falsos são altamente prejudiciais ao progresso da ciência, por sua natureza prolongada; mas falsas opiniões, se suportadas por alguma evidência, causam pequenos danos, pois todos sentem um prazer salutar em provar sua falsidade."

7 comentários:

  1. VOCÊ NÃO PODERIA TER ESCOLHIDO PESSOA MELHOR PARA SER HOMENAGEADA NO DIA DO BIÓLOGO!

    ResponderExcluir
  2. esse cara tinha frases bonita

    ResponderExcluir
  3. Esse blog etsa mto bunito. O MELHOR.
    parabéns

    ResponderExcluir
  4. tia ritta a senhora é muito cuidadoza com a gente coloca coisas q sabe q a gente vai gostar e q nos interessa. muinto obrigado por vc fazer esse blog q ensina muinto e ajuda a gente a entender os assunto.a senhora é 10

    ResponderExcluir
  5. Darwin, com a descoberta da evolução, foi um grande responsável pela "evolução" da ciência. blog show, está de parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Bom que vcs estão gostando esta é a intenção, trazer vcs para perto da pesquisa.

    ResponderExcluir
  7. Amei o blog...
    Realmente esta muito atraente, dinâmico e informativo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Olá

Mais um ano que se inicia e junto com ele grandes expectativas, muita vontade de aprender e de descobrir novos caminhos, e novos conteúdos.Pensando assim, vou selecionar os assuntos de Ciências de maior interesse de vocês. Para tanto é necessário que vocês façam sua postagem aqui no blog indicando quais os assuntos de ciências que vocês querem descobrir este ano.
Em 2009, juntos vamos pesquisar e interagir para que possamos ter um grande aproveitamento neste ano.

Tecidos

É hora de comentar!



Colégio Estadual de Itabuna

Colégio Estadual de Itabuna

Dicas Para Combater a Gripe

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.

Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Bem vamos ao que interessa, ou seja, quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu
funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus.

Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

Coloque bastante cebola na sua alimentação.

Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.

Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura,damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

O cogumelo Shitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação, certamente os vírus nem chegarão perto de você!

Disponível em :www.vocesabia.net

Seguidores