BLOG DE CIÊNCIAS





Nosso objetivo é popularizar a Ciência , dinamizar as aulas e acordar os escolares para a responsabilidade com o planeta e estabelecer uma maior interação entre os escolares do Colégio Estadual de Itabuna.

sábado, 29 de agosto de 2009

O FANTÁSTICO MUNDO DAS ARANHAS

Anatomia
Todas as aranhas apresentam o corpo claramente separado em duas regiões distintas: o prossoma e o opistossoma . O prossoma é a região mais anterior. Tem seis pares de apêndices articulados: as quelíceras, os pedipalpos e quatro pares de patas locomotoras. O opistossoma é a região posterior e também a mais flexível e expansível do corpo. Os únicos apêndices articulados presentes no opistossoma são as fiandeiras.
Biologia
A maioria das aranhas constrói ninhos. Estes servem para proteger a aranha enquanto põe os ovos ou para proteção das ootecas e, dependendo da espécie, a aranha pode ou não abrigar-se no seu interior para defender os seus ovos.
Todas as aranhas, sem exceção, são capazes de produzir seda. Usam-na para diversos fins: dependendo da espécie, pode ser usada para construção (ootecas, ninhos, teias de captura, abrigos), caça, defesa, orientação e segurança.
De uma forma muito generalizada, podemos dizer que as aranhas capturam presas de duas formas: com ou sem teias. Em ambos os casos, as estratégias de captura são extremamente variadas.
Apesar de serem predadores bem sucedidos, as aranhas possuem um grande número de inimigos naturais que variam de acordo com a espécie de aranha. Os vertebrados são, se não o mais importante, certamente um dos mais importantes grupos de inimigos naturais das aranhas. Quase todas as aranhas podem fazer parte da dieta de anfíbios (rãs, relas, sapos, salamandras e tritões), répteis (cobras, lagartos, lagartixas, fura-pastos, camaleões), aves e mamíferos (principalmente ratos, musaranhos, ouriços, gatos, saca-rabos).

Evolução
Assim como os insetos, as aranhas colonizaram o meio terrestre modificando a maneira como respiram, se movem, se reproduzem e capturam alimentos, com relação a seus ancestrais aquáticos. Para respirar fora da água, elas desenvolveram a respiração traqueal, e para capturar presas, elas desenvolveram fiandeiras que produzem seda.
Aranhas e o ser humano
As aranhas muito raramente são agressivas para com um ser humano. A grande maioria das picadas em pessoas resultam de contatos acidentais como, por exemplo, algum macho a sair em busca de fêmea e que possa entrar nas nossas casas. Por vezes, mesmo a dormir, podemos apertar alguma pequena aranha que se possa estar a deslocar durante a noite. Esta é uma situação mais comum do que a maioria das pessoas suspeita. Mesmo as espécies com venenos fortes são, frequentemente, relutantes em usá-los como defesa. São relativamente poucas as espécies capazes de provocar efeitos graves em seres humanos. Quando falamos sobre quais espécies são mais "venenosas" devemos ter presente, logo à partida, que os venenos e os seus efeitos não são comparáveis. Existem diversos tipos de substâncias que atuam de formas totalmente diferentes e cada veneno é uma mistura de substâncias sendo por isso muito difícil dizer qual é mais potente ou mais forte que outro.


ALGUMAS ARANHAS ENCONTRADAS NA MATA ATLÂNTICA- SUL DA BAHIA
**Gostaria de agradecer à minha amiga, a bióloga Natália, pelas imagens cedidas do seu acervo fotográfico de aranhas.

4 comentários:

  1. Cedi as fotos com o maior prazer, pois sei que você é amante da biologia e, principalmente da educação. Seu blog é um sucesso.

    ResponderExcluir
  2. oi ritta,
    gostei do seu blog.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito tia ritta.muito importante e educativo para o pessoal que esta estudando essa area de biologia.nota 10.

    ResponderExcluir
  4. uma duvia eu queria saber detalhes sabre a aranha da primeira foto eu sou de pernambuco e capturei essa especie achei ela muito estranha e como nunca tinha topado com ela a capturei vc podia me falar sobre ela ?

    ResponderExcluir

Olá

Mais um ano que se inicia e junto com ele grandes expectativas, muita vontade de aprender e de descobrir novos caminhos, e novos conteúdos.Pensando assim, vou selecionar os assuntos de Ciências de maior interesse de vocês. Para tanto é necessário que vocês façam sua postagem aqui no blog indicando quais os assuntos de ciências que vocês querem descobrir este ano.
Em 2009, juntos vamos pesquisar e interagir para que possamos ter um grande aproveitamento neste ano.

Tecidos

É hora de comentar!



Colégio Estadual de Itabuna

Colégio Estadual de Itabuna

Dicas Para Combater a Gripe

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.

Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Bem vamos ao que interessa, ou seja, quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu
funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus.

Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

Coloque bastante cebola na sua alimentação.

Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.

Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura,damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

O cogumelo Shitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação, certamente os vírus nem chegarão perto de você!

Disponível em :www.vocesabia.net

Seguidores