BLOG DE CIÊNCIAS





Nosso objetivo é popularizar a Ciência , dinamizar as aulas e acordar os escolares para a responsabilidade com o planeta e estabelecer uma maior interação entre os escolares do Colégio Estadual de Itabuna.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

GLOSSÁRIO BIOLÓGICO

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos alunos de ciências e biologia está em compreender os termos científicos. Pensando nisso, resolvi colocar à disposição de vocês, algumas palavras utilizadas em nossas aulas.

GLOSSÁRIO
Abiótico – é o componente não vivo do meio ambiente. Inclui as condições físicas e químicas do meio.
Aeróbico – ser ou organismo que vive, cresce ou metaboliza apenas em presença do oxigênio.
Anticorpo - Substância protéica produzida pelos linfócitos que atacam e destroem substâncias ou microorganismos estranhos ao corpo (antígenos).
Biodegradável – substância que se decompõe pela ação de seres vivos.
Biodiversidade – representa o conjunto de espécies animais e vegetais viventes.
Biótipo – grupo de indivíduos geneticamente iguais.
Cariótipo - Coleção de genes que formam um indivíduo.
Celulose - Polissacarídio formado pela união de milhares de moléculas de celobiose; cada celobiose é formada por duas glicoses unidas; a celulose é o principal componente da parede da célula vegetal.
Centríolo - Organela citoplasmática presente nas células eucariontes, com exceção das plantas frutíferas; suas funções são originar cílios e flagelos e organizar o fuso acromático.
Centrômero - Ou constrição primária. É a parte previamente espiralada que forma o cromossomo. É a parte mais condensada que forma e divide o cromossomo.
Coenzima - Molécula orgânica que desempenha papel acessório em processos catalisados por enzimas; freqüentemente funciona como doador ou aceptor de uma substância envolvida na reação; NAD, NADP e FAD são coenzimas comuns.
Desoxirribose - Açúcar com 5 átomos de carbono na molécula (pentose), componente da molécula de DNA.
Diplóide - Célula que contém dois genomas. Simbolizada por (2n).
Endocitose - Entrada de substância em uma célula por transporte ativo
Eucarionte - Ou eucarioto; tipo celular que apresenta sistemas membranosos e organelas no citoplasma; a carioteca está presente, delimitando o núcleo, onde se encontram os cromossomos.
Fitoplâncton – conjunto de plantas flutuantes, como algas, de um ecossistema aquático.
Fuso acromático - Filamentos de proteínas formadas durante a divisão celular e que se ligam ao cinetócoro dos cromossomos duplicados a fim de promover sua separação.
Genoma - É o conjunto simples de cromossomos de uma célula. É o conjunto formado por apenas um cromossomo de cada tipo, na espécie estudada. No ser humano o genoma é constituído de 23 cromossomos diferentes.
Glicogênio - Polissacarídio sintetizado a partir da reunião de glicose, e utilizado por animais vertebrados como reserva.
Haplóide - Célula que contém apenas um genoma. Simbolizada por (n).
Hemácia - Glóbulo vermelho ou eritrócito; célula vermelha do sangue; possui hemoglobina e é responsável pelo transporte de gás O2 e CO2
Homólogo - Que é igual. Cromossomos homólogos. São pares formados por cromossomos que apresentam o mesmo tamanho, a mesma forma e a mesma seqüência gênica.
Homeostase – capacidade de adaptação que um ser vivo apresenta no intuito de manter o seu organismo equilibrado em relação às variações ambientais.
Insulina- Hormônio pancreático que faz baixar o nível de açúcar no sangue.
Leucócito - Glóbulo branco; a célula branca do sangue; há diversos tipos de leucócitos, entre os quais podem ser citados os neutrófilos e os linfócitos; sua função é a defesa do organismo (fagocitose e produção de anticorpos).
Locus - Local ou posição dos genes no cromossomo.
Microvilosidade - Cada uma das dezenas de dobramentos microscópicos da membrana de certas células, o que aumenta sua capacidade de absorver substâncias.
Nucléolo - Corpo denso formado por ribosomos em maturação, presente no núcleo das células eucariontes.
Nucleotídeo - Unidade (monômero) das moléculas de ácidos nucléicos; formado por um açúcar, uma base nitrogenada e um ácido fosfórico (fosfato); no nucleotídio de DNA o açúcar é a desoxirribose (desoxirribonucleotídio) e no de RNA é a ribose (ribonucleotídio).
Osmose - Tipo de difusão que ocorre através de membranas semipermeáveis; apenas o solvente se difunde, da região hipotônica para a hipertônica, com tendência ao equilíbrio de concentração.
Plasma - Fluido transparente, incolor, componente do sangue; contém proteínas e sais dissolvidos; é o sangue, removidos os corpúsculos.
Procarionte - Ou procarioto; tipo celular que não apresenta sistemas membranosos internos nem organelas; não há carioteca envolvendo o material hereditário.
Queratina - Proteína fibrosa presente nos animais vertebrados; é o material que constitui as unhas, garras e pêlos e que impregna a superfície da epiderme.
Ribossomo - Grânulo citoplasmático constituído por RNA e proteínas, presentes em células procariontes e eucariontes; é o responsável pela síntese de proteínas.
RNA - Ácido ribonucléico; tipo de ácido nucléico; possui molécula filamentosa de cadeia simples, tem ribose, fosfato e bases nitrogenadas- adenina, guanina, citosina e uracila.
Simbiose – associação interespecífica harmônica, com benefícios mútuos e interdependência metabólica.
Somático - O que forma o corpo. Em genética, cromossomos somáticos são os que determinam a formação do organismo, independente da característica sexual.
Teratogênico – produto químico que, ingerido por um indivíduo do sexo feminino, pode causar deformações no filho que ele gerar. Como exemplos temos a talidomida, mercúrio, etc.
Unicelular - Composto por apenas uma célula.
Vacúolo - Nome genérico de uma pequena bolsa presente no citoplasma das células, cujo conteúdo é variável (soluções aquosas, alimentos, enzimas etc.)
Zigoto - Ovo ou zigoto é a denominação da célula formada após a fusão dos gametas masculinos. Ver cariogamia.

Fonte: Brasil Escola http://www.brasilescola.com/

3 comentários:

  1. QUALQUER DÚVIDA SOBRE ALGUMA PALAVRA, SÓ DEIXAR SEU COMENTÁRIO AQUI!

    ResponderExcluir
  2. I aew professora, gostei do dicionário. Legal, tirou minhas dúvidas. ah e o blog tá massa.

    ResponderExcluir
  3. Menina adorei, sempre faço este dicionario em minhas turmas do 1º e 2º ano, para sanar algumas dificuldades encontradas pelos alunos

    ResponderExcluir

Olá

Mais um ano que se inicia e junto com ele grandes expectativas, muita vontade de aprender e de descobrir novos caminhos, e novos conteúdos.Pensando assim, vou selecionar os assuntos de Ciências de maior interesse de vocês. Para tanto é necessário que vocês façam sua postagem aqui no blog indicando quais os assuntos de ciências que vocês querem descobrir este ano.
Em 2009, juntos vamos pesquisar e interagir para que possamos ter um grande aproveitamento neste ano.

Tecidos

É hora de comentar!



Colégio Estadual de Itabuna

Colégio Estadual de Itabuna

Dicas Para Combater a Gripe

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.

Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Bem vamos ao que interessa, ou seja, quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu
funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus.

Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

Coloque bastante cebola na sua alimentação.

Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.

Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura,damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

O cogumelo Shitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação, certamente os vírus nem chegarão perto de você!

Disponível em :www.vocesabia.net

Seguidores