Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Utilização de Objeto de Aprendizagem


Nós, enquanto Professores, sabemos que os estudantes se preocupam mais com aspectos externos do seu trabalho (nota, aprovação) e por isso apenas memorizam fatos, dados sem contextualização, apenas para atender cobranças escolares.
Metodologicamente, variar os estímulos oferecidos aos alunos no decorrer do curso funciona como uma boa estratégia para melhor prender sua atenção, mantendo-a também por mais tempo .
Para o desenvolvimento do deste trabalho usamos a temática : Introdução ao estudo da Célula ,pois consideramos este assunto como ponto de partida para os estudos em Biologia .
Assim , quando trabalhamos com o tema introdução ao estudo da célula no Ensino Médio e metodologicamente usando leitura de imagens, confecção de modelos tridimensionais, apresentação de vídeos e aulas expositivas e objetos de aprendizagem, os alunos aprenderam de forma significativa.
Depois da realização das aulas expositivas, aulas utilizando o Laboratório de informática onde foram utilizados os sites: http://www.youtube.com.br/ e o http://rived.mec.gov.br/. O objeto de aprendizagem utilizado foi: "Aprendendo por osmose". Em sala de aula os alunos do Colégio Estadual de Itabuna deram show com a apresentação e exposição de seus modelos tridimensionais de célula. Vejam algumas fotos.


Alunos:Alice, Joadson, Ueudes e Priscila e seus modelos





Alunos:Jocélio, Alex, Átila, Lázaro, Neilton e Rodrigo e o modelo de célula eucariótica vegetal confeccionado por eles.













Alunos:Maria Luiza, Ana Carolina Jamille e Gustavo e os modelos de célula eucariotica vegetal e animal e célula procariótica.







Parabéns, vocês mostraram que fazem a diferença e demonstraram que o uso de novas tecnologias e objetos de aprendizagem dinamizam e estimulam a curiosidade o que ajuda e muito no processo de construção do ensino e aprendizagem.